Impacto humano contribui para a diminuição da Duna do Pôr do Sol em Jericoacoara.
A Duna do Pôr do Sol de Jericoacoara, um dos principais atrativos turísticos da região, está desaparecendo em decorrência de processos naturais acelerados pela ação humana. Estudos apontam que o tipo de uso da duna contribuiu para o seu desaparecimento, intensificado nos últimos anos. A diminuição da duna é uma perda para a região e para os turistas que visitam Jericoacoara.
A Duna do Pôr do Sol, um dos principais atrativos turísticos da Praia de Jericoacoara, no Ceará, está quase desaparecendo. A formação, que já chegou a ter cerca de 60 metros de altura na década de 1980, hoje está com menos da metade desse tamanho e caminha para se tornar apenas um banco de areia na faixa da praia cearense. Estudos apontam que a deterioração da duna é natural, mas acelerada pela ação humana.
O fotógrafo e atleta de windsurf Hugo Albuquerque, morador de Jericoacoara, relatou ao G1 que sempre observou a movimentação da duna em direção ao mar, mas nos últimos cinco anos o processo vem acelerando de forma assustadora. Segundo ele, o aumento do turismo na região contribuiu para o processo de diminuição da duna.
“Desde criança a duna já vinha se movendo em direção ao mar em um processo natural causado pelo vento, mas claro que com o aumento do turismo acelerou um pouco. Nos últimos cinco anos foi muito rápido o processo de diminuição dela”, disse Albuquerque em reportagem ao G1.
Estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) apontam que o desaparecimento contínuo tem relação com fatores naturais, como o vento e as marés, mas também com o impacto humano. O tipo de uso da Duna do Pôr do Sol acelerou o processo de desaparecimento, que já ocorria há algumas décadas.
Saiba mais:
Para o professor Paulo Sousa, do Instituto de Ciências do Mar da UFC, o desaparecimento da duna é um processo natural que iria acontecer em algum momento, mas que foi intensificado pelo impacto humano. “Esse processo do desaparecimento tem algumas décadas, alguns anos, e foi intensificado agora”, disse o especialista.
Os corredores de ação eólica, responsáveis por alimentar as dunas, perderam suas funções ao longo dos últimos anos, o que contribuiu para a diminuição da Duna do Pôr do Sol. Sem a quantidade de areia necessária para garantir a manutenção da faixa, não está havendo alimentação da duna.
O desaparecimento da Duna do Pôr do Sol é uma perda para a região e para os turistas que visitam Jericoacoara. A duna era um ponto turístico importante para admirar o entardecer com o pôr do sol e uma fonte de muitas histórias para os moradores da região e visitantes.