Governador do Ceará Anuncia Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, propõe gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara. A parceria com o governo federal visa atrair investimentos para melhorar a experiência turística, bem como a renda da população local. O governador deseja ouvir sugestões de todos para preservar esse patrimônio natural.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou uma proposta de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara. A iniciativa vem após a suspensão do edital de concorrência para concessão do parque à iniciativa privada, anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no último fim de semana, após ofício enviado pelo governador no mês passado.
A parceria com o governo federal tem como objetivo atrair investimentos para valorizar o parque, beneficiando tanto os visitantes quanto a população que vive e trabalha na Vila de Jericoacoara. “O governo do estado vai pedir a conversa no nosso secretariado, dialogar com os prefeitos dos três municípios que o parque afeta, e sentar com as populações dos três municípios para ouvir as sugestões (…) qual é a melhor maneira de fazer a manutenção do parque e, ao mesmo tempo, permitir que ali seja uma fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo”, afirmou o governador.
O Parque Nacional de Jericoacoara possui mais de seis mil hectares, dos quais uma parte pertence ao governo do Ceará. A gestão compartilhada pode trazer mais investimentos e desenvolvimento para a região, desde que seja feita de forma responsável e sustentável, levando em consideração a preservação da natureza e o bem-estar da população.
A suspensão do edital de concessão foi uma decisão acertada, que permitirá uma discussão mais ampla e participativa sobre o futuro do Parque Nacional de Jericoacoara. A proposta de gestão compartilhada é uma oportunidade de buscar soluções conjuntas e equilibradas para a preservação e o desenvolvimento da região.